A cada quatro dias morre um trabalhador em Portugal

acidente trabalhoSegundo dados da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), nos primeiros sete meses do ano morreram 56 pessoas devido a acidentes de trabalho, 17 das quais no setor da construção, fazendo assim com que a cada quatro dias, uma pessoa morra em Portugal na sequência de um acidente de trabalho.

 
Ainda de acordo com dados da ACT, citados pelo Correio da Manhã, nos últimos sete meses do ano ocorreram 118 acidentes de trabalho graves, sendo os setores da construção e das indústrias transformadoras os mais atingidos, concentrando em si 74 dos 118 acidentes graves.
 
Ao analisarmos os dados da ACT, é possível ainda verificar que no ano passado 149 acidentes de trabalho revelaram-se fatais. Já em 2012 o número de acidentes mortais foi de 141.
 
Refira-se que a maioria dos acidentes de trabalho dá-se nas instalações das empresas e envolve operários e trabalhadores similares, sendo as principais lesões causadas por esmagamento ou colisão com um objeto em movimento.
 
Os homens dominam os números de mortalidade em acidentes de trabalho, quando comparados com as mulheres, tendo este ano sido vítimas em 53 dos 56 casos já ocorridos.
 
A faixa etária dos 35 aos 54 anos é aquela onde a mortalidade devido a acidente de trabalho é maior. 
 
Lisboa e Porto são os distritos que lideram no número de acidentes de trabalho mortais.

 Reduzir Riscos

Alternância das atividades e melhor distribuição das tarefas constituem medidas de organização  que permitem reduzir os riscos.

cadeira icone

Adaptação ao Mobiliário

Nem sempre são fáceis de realizar as adaptações ao mobiliário do local de trabalho.

escada icone

Saúde é o + Importante

A saúde mental e física de cada colaborador é essencial para o bom funcionamento da organização.

mesa icone

Proteção dos Colaboradores

A proteção de cada colaborador, deve ser feita de acordo com a execução dos diversos trabalhos.