Saúde no Trabalho

Saúde no trabalho ou medicina do trabalho é uma especialidade médica que se ocupa da promoção e preservação da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza periodicamente, exames para se ter uma noção exata de como estão as condições dos trabalhadores, referente à saúde e ao psicológico de todos da empresa.

medicos
A saúde no trabalho assegura várias condições para que esta se efetue, contribuindo para a adaptação física e mental dos trabalhadores, em particular pela adequação do trabalho e pela sua colocação em lugares de trabalho correspondentes às suas aptidões, assegurar a proteção dos trabalhadores contra todo o risco que prejudique a sua saúde e que possa resultar do seu trabalho ou das condições em que este se efetue, contribuir ao estabelecimento manutenção do nível mais elevado possível do bem-estar físico e psicológico dos trabalhadores.
Esta área baseia-se também noutras características que podem ser vistas como uma atividade médica que se pratica nos locais de trabalho cuidando da adaptação física e mental dos trabalhadores contribuindo para a colocação destes em lugares ou tarefas correspondentes às suas aptidões.
Atribui-se à saúde no trabalho a tarefa de contribuir ao estabelecimento e manutenção do nível mais elevado possível do bem-estar dos trabalhadores, conferindo um carácter próprio de um conceção positiva da prática médica. A Saúde no Trabalho é um factor fundamental para o sucesso de uma empresa, porque o bem-estar do ser humano é a condição fundamental para o seu bom desemprenho profissional por isso é que é tão importante a medicina no contexto de trabalho porque se reflete no ótimo estado a nível físico, mental e social do ser humano.
Ao serviço de saúde do trabalho compete:

  1. Prover a vigilância da saúde, bem como a organização e manutenção dos registos clínicos de cada trabalhador, no quadro das normas legais em vigor;
  2. Informar e formar os trabalhadores sobre os riscos para a segurança e saúde, bem como sobre as medidas de proteção e de prevenção;
  3. Analisar os acidentes de trabalho e doenças profissionais;
  4. Recolher e organizar os elementos estatísticos relativos à saúde dos trabalhadores do Município;
  5. Elaborar a listagem das situações de baixa por doença, com referência à causa e número de dias de ausência ao trabalho;
  6. Elaborar a listagem das medidas, propostas ou recomendadas pelo serviço;
  7. Promover a realização dos exames médicos legalmente previstos;
  8. Garantir o sigilo profissional do processo clínico dos trabalhadores;
  9. Assegurar o preenchimento das fichas de aptidão face aos resultados dos exames de admissão, periódicos e ocasionais, dando conhecimento superiormente.

 Reduzir Riscos

Alternância das atividades e melhor distribuição das tarefas constituem medidas de organização  que permitem reduzir os riscos.

cadeira icone

Adaptação ao Mobiliário

Nem sempre são fáceis de realizar as adaptações ao mobiliário do local de trabalho.

escada icone

Saúde é o + Importante

A saúde mental e física de cada colaborador é essencial para o bom funcionamento da organização.

mesa icone

Proteção dos Colaboradores

A proteção de cada colaborador, deve ser feita de acordo com a execução dos diversos trabalhos.