Saúde no Trabalho
Saúde no trabalho ou medicina do trabalho é uma especialidade médica que se ocupa da promoção e preservação da saúde do trabalhador. O médico do trabalho avalia a capacidade do candidato a determinado trabalho e realiza periodicamente, exames para se ter uma noção exata de como estão as condições dos trabalhadores, referente à saúde e ao psicológico de todos da empresa.
A saúde no trabalho assegura várias condições para que esta se efetue, contribuindo para a adaptação física e mental dos trabalhadores, em particular pela adequação do trabalho e pela sua colocação em lugares de trabalho correspondentes às suas aptidões, assegurar a proteção dos trabalhadores contra todo o risco que prejudique a sua saúde e que possa resultar do seu trabalho ou das condições em que este se efetue, contribuir ao estabelecimento manutenção do nível mais elevado possível do bem-estar físico e psicológico dos trabalhadores.
Esta área baseia-se também noutras características que podem ser vistas como uma atividade médica que se pratica nos locais de trabalho cuidando da adaptação física e mental dos trabalhadores contribuindo para a colocação destes em lugares ou tarefas correspondentes às suas aptidões.
Atribui-se à saúde no trabalho a tarefa de contribuir ao estabelecimento e manutenção do nível mais elevado possível do bem-estar dos trabalhadores, conferindo um carácter próprio de um conceção positiva da prática médica. A Saúde no Trabalho é um factor fundamental para o sucesso de uma empresa, porque o bem-estar do ser humano é a condição fundamental para o seu bom desemprenho profissional por isso é que é tão importante a medicina no contexto de trabalho porque se reflete no ótimo estado a nível físico, mental e social do ser humano.
Ao serviço de saúde do trabalho compete:
- Prover a vigilância da saúde, bem como a organização e manutenção dos registos clínicos de cada trabalhador, no quadro das normas legais em vigor;
- Informar e formar os trabalhadores sobre os riscos para a segurança e saúde, bem como sobre as medidas de proteção e de prevenção;
- Analisar os acidentes de trabalho e doenças profissionais;
- Recolher e organizar os elementos estatísticos relativos à saúde dos trabalhadores do Município;
- Elaborar a listagem das situações de baixa por doença, com referência à causa e número de dias de ausência ao trabalho;
- Elaborar a listagem das medidas, propostas ou recomendadas pelo serviço;
- Promover a realização dos exames médicos legalmente previstos;
- Garantir o sigilo profissional do processo clínico dos trabalhadores;
- Assegurar o preenchimento das fichas de aptidão face aos resultados dos exames de admissão, periódicos e ocasionais, dando conhecimento superiormente.